segunda-feira, 21 de abril de 2014

Ciência da Totalidade: descrição e objetivos do blog

Ciência da Totalidade: estudo da percepção do pertencimento a um TODO [1] imanente [2] e transcendente [3] que acompanha a Humanidade desde as cavernas dos Neandertais [4]. E que induz à uma visão fraterna e orgânica sobre tudo o que existe, por passarmos a nos ver como componentes ou partes deste TODO (assim pode-se encarar tudo que existe (incluindo os Seres Vivos), como algo análogo a um [Átomo / Fóton-Quantum / Neurônio] contribuinte e dependente do bom funcionamento deste TODO). 

Em Português, pode-se denominar este estudo como Ciência do Espírito, sendo uma de suas vertentes o movimento iniciado pelo educador e pesquisador Allan Kardec [6] (um homem fruto do Iluminismo [7] – e, portanto, um cientista (que, em seus estudos, guia-se pela RAZÃO e não pela ) - sem orientação religiosa definida, já que discípulo de Pestallozzi [7] (que advogava que as crianças deviam aprender com a Natureza (Fatos) e nunca ser condicionadas por uma Religião (Crenças) em sua formação educacional. Pestallozzi, que por sua vez, foi discípulo de Rousseau [8])

A criação deste blog busca continuar, depois do término, o Congresso de Educação, Espiritualidade e Transformação Social,  transformando-o em um "WIKI Congresso" para contribuições e propagação continuas. Para tal serão postadas aqui referências à todas as apresentações ocorridas durante este evento ocorrido entre 17 a 20 de abril de 2014, no Centro de Convenções Rebouças – SP.



Na Internet:




[1] TODO
Que também pode ser nomeado de COSMOS, VIDA, SAGRADO (sem as conotações dogmáticas ou misticas agregadas ao termo pelas diversas tradições religiosas) e TEIA DA VIDA [5]

[2] I.ma.nen.te
  1. que existe sempre em dado objeto, inseparável dele; inerente

[3] Trans.cen.den.te

trans.cen.der
  1. ir além de
[4] Homem de Neandertal

O homem de Neandertal (Homo neanderthalensis) é uma espécie extinta, fóssil, do gênero Homo que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, desde cerca de 300.000 anos atrás até aproximadamente 29 000 anos atrás (Paleolítico Médio e Paleolítico Inferior, no Pleistoceno ), tendo coexistido com os Homo sapiens. Alguns autores, no entanto, consideram os homens-de-neandertal e os humanos subespécies do Homo sapiens (nesse caso, Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens, respectivamente).

Esteve na origem de uma rica cultura material designada como cultura musteriense, além de alguns autores lhe atribuírem a origem de muitas das preocupações estéticas e espirituais do homem moderno, como se poderá entender a partir das características das suassepulturas. Depois de um difícil reconhecimento por parte dos académicos, o homem de Neandertal tem sido descrito no imaginário popular de forma negativa em comparação com o Homo sapiens, sendo apresentado como um ser simiesco, grosseiro e pouco inteligente. Era, de facto, de uma maior robustez física e o seu cérebro era, em média, ligeiramente mais volumoso. Progressos relativos a arqueologia pré-histórica e da paleoantropologia depois da década de 1960 têm revelado um ser de uma grande riqueza cultural3 , ainda que seja, provavelmente, sobrestimada por alguns autores. Muitas questões, contudo, permanecem sem resposta, principalmente as relacionadas com a sua extinção.

[5] A Teia da Vida

A Teia da Vida (no original, The Web of Life: A New Scientific Understanding of Living Systems (Uma Nova Compreensão Científica dos Sistemas Vivos)) é um livro de ecologia escrito por Fritjof Capra em 1996, lançado pela editora Cultrix. O livro propõe a visão de uma interligação ecológica de todos os eventos que ocorrem na Terra.

[6] Allan Kardec
Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, 3 de outubro de 1804 Paris , 31 de março de 1869 ) foi um educador, autor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador nota 1 do Espiritismo (neologismo por ele criado), também denominado de Doutrina Espírita . Foi um pioneiro na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais (mais notoriamente a mediunidade ), assuntos que antes costumavam ser considerados inadequados para uma investigação do tipo.

Adotou o seu pseudônimo a fim de diferenciar a Codificação Espírita em relação aos seus anteriores trabalhos pedagógicos.

[7] Iluminismo

Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e como Ilustração foi um movimento cultural  da elite  intelectual  europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade  e o conhecimento herdado da tradição medieval. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja  e do Estado. 

Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza  (1632-1677), John Locke  (1632-1704), Pierre Bayle (1647-1706) e pelo matemático Isaac Newton  (1643-1727). Príncipes reinantes, muitas vezes apoiaram e fomentaram figuras do Iluminismo e até mesmo tentaram aplicar as suas ideias ao governo . O Iluminismo floresceu até cerca de 1790-1800, após o qual a ênfase na razão deu lugar ao ênfase do romantismo  na emoção e um movimento contrailuminista ganhou força.


[7] Pestallozzi

Johann Heinrich Pestalozzi (Zurique 12 de janeiro  de 1746  — Brugg 17 de fevereiro  de 1827 ) foi um pedagogista  suíço  educador pioneiro da reforma educacional.

Seu pai morreu quando ainda era criança, foi criado pela mãe, sua família empobreceu. As dificuldades para sobreviver fortaleceram sua alma ainda na infância. Ele conheceu de perto o preconceito  social e teve de lutar muito para se tornar conhecido numa sociedade dividida entre nobres e plebeus e entre ricos e pobres. Durante esse período recebeu orientação religiosa protestante, mas considerava-se sempre um cristão , sem defender qualquer religião.

Após a leitura do Emílio, de Rousseau. Pestalozzi foi influenciado pelo movimento naturalista e tornou-se um revolucionário, juntando-se aos que criticavam a situação política do país.

Na Universidade de Zurique associa-se ao poeta Lavater num grupo de reformistas. Gastou parte de sua juventude nas lutas políticas mas, em 1781, com a morte do amigo e político Bluntschli, abandonou o partido para dedicar-se à causa da educação.

[8] Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau (também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau) (Genebra , 28 de Junho de 1712 Ermenonville , 2 de Julho de 1778 ) foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo .

Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar

Um comentário:

  1. Espiritualidade como Ciência e não como Religião - sem dogmatismos e misticismos - UNE ao invés de DIVIDIR a Humanidade. E nos instiga a CORRIGIR as FALHAS e INJUSTIÇAS da Realidade Atual.
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Com a perspectiva abaixo: “Ciência do Espirito” como “Ciência da Totalidade”, não há porque haver conflitos entre as incontáveis tradições espirituais: todas contribuem para pesquisa e permuta de percepções sobre este ramo do Conhecimento Humano.

    Como um biólogo, um físico, um químico, etc., os “cientistas da totalidade” podem passar a se definir pelo seu objeto de estudo e não pelas suas crenças nesta ou naquela teoria sobre a realidade espiritual da Humanidade.

    Embora saibamos como e´ difícil livrar-se das “armadilhas do Ego”, em qualquer ramo da atividade humana, esta atitude permite o diálogo - e não a confrontação - entre os pesquisadores de diferentes origens, localidades, tradições, etc. E desarma os “Famintos por Poder” que usam esta diversidade para fomentar o conflito, a divisão e a exploração da Humanidade.

    Abraços Fraternos (Solidariedade), Igualitários (Responsabilidade) e Livres (Autonomia) como sonhou-se nas Revoluções Francesa e Norte-Americana.

    ResponderExcluir